A COP30 marcou um período de intensa atuação do CEBDS e do setor empresarial brasileiro em prol do desenvolvimento sustentável, do enfrentamento da crise climática e da busca de soluções viáveis e concretas por um futuro melhor. Durante o evento, o CEBDS atuou liderando mais de vinte painéis, entregando estudos, projetos e cartas estratégicas para acelerar a agenda climática brasileira. Assista ao vídeo! A mensagem que fica é: a Conferência acabou, mas o trabalho seguirá. Agora, é a hora arregaçar as mangas, colocar em prática as definições negociadas em Belém e rumar na direção certa. Vamos juntos? EN COP30 marked a period of intense activity by CEBDS and the Brazilian business sector in favor of sustainable development, tackling the climate crisis, and seeking viable and concrete solutions for a better future. During the event, CEBDS led more than twenty panels, delivering studies, projects, and strategic letters to accelerate the Brazilian climate agenda. Watch the video! The message is: the Conference is over, but the work will continue. Now is the time to roll up our sleeves, put into practice the decisions negotiated in Belém, and move in the right direction. Shall we do it together?
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Atividades de organizações sem fins lucrativos
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 39.547 seguidores
Ponte para um amanhã sustentável.
Sobre nós
O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio do envolvimento com governos e sociedade civil, além de divulgar conceitos e melhores práticas sobre o tema. Reúne mais de 110 dos maiores grupos empresariais do país e conta com 8 câmaras temáticas e grupos de trabalho. Fundado em 1997, é o primeiro e principal representante do setor empresarial na transformação para um modelo econômico sustentável, que valorize as vantagens brasileiras para entregar ao mundo produtos com baixo impacto ambiental. Junto ao Executivo e ao Legislativo, influencia diretamente na construção de políticas públicas, como a regulação de um mercado de carbono nacional e o Plano de Transformação Ecológica. O CEBDS representa no Brasil a rede do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), que inclui quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e 22 setores industriais, juntamente com 200 grupos empresariais operando em todos os continentes.
- Site
-
http://www.cebds.org
Link externo para Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
- Setor
- Atividades de organizações sem fins lucrativos
- Tamanho da empresa
- 11-50 funcionários
- Sede
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Tipo
- Sem fins lucrativos
- Fundada em
- 1997
- Especializações
- promoção do desenvolvimento sustentável
Localidades
-
Principal
Como chegar
Avenida Almirante Barroso, 81
33º andar, sala B32111
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20.031-004, BR
Funcionários da Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
-
Fabio Marchiori
Chief Executive Officer, CFO, IRO - VLi Logística
-
Mauricio Adade
-
Alessandra Fajardo
Sustainability Director | Biodiversity | Regenerative Agriculture | Climate Change | Food Systems
-
Olivia Ferreira
Senior Advisor | Strategy & Board Effectiveness Lead LATAM | Corporate Governance | Strategic Advisory | Stewardship | Board Engagement | ESG &…
Atualizações
-
Setor privado brasileiro é recebido pelo Presidente da República na COP30 Brazil Em um dos momentos significativos da COP30, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com representantes do setor privado e governos subnacionais para discutir os rumos da agenda climática do Brasil. No encontro realizado na Blue Zone, em 19/11, Marina Freitas Grossi, Presidente do CEBDS e Enviada Especial do Setor Empresarial para a COP30, teve a oportunidade de apresentar as Coalizões para Descarbonização, iniciativa coordenada pelo CEBDS que reúne setores inteiros na construção de consensos para reduzir emissões, e o “País de Soluções”, portfólio que consolida iniciativas empresariais de alto impacto, fruto da união entre o “Brasil de Soluções”, a C.A.S.E. | Climate Action Solutions & Engagement e a SB COP30. No registro, além de Lula e Marina Grossi, estão Marina Silva, Ministra do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; João Paulo Capobianco, Secretário-Executivo do MMA; Helder Barbalho, Governador do Pará; Jader Barbalho Filho, Ministro das Cidades; André Corrêa do Lago, Presidente da COP30; Ana Toni, CEO da COP30; Dan Ioschpe, Climate Champion da COP30; Marcelo Behar, Enviado especial de Bioeconomia para a COP30; Roberto Rodrigues, Enviado Especial de Agricultura para a COP30; Ricardo Mussa, Presidente da SB COP; entre outros representantes. Conheça o projeto das Coalizões para a Descarbonização: cebds.org/coalizoes-hub/ Conheça o "Brasil de Soluções": https://lnkd.in/dnzRHA3u
-
-
Confira as informações do nosso último Boletim CEBDS na COP30. Agradecemos a todos que acompanharam esta jornada e convocamos a nos seguir, venha junto do CEBDS nesta trajetória pela transição climática. FOTO 1: “COP30 Global Climate Action (GCA) High-Level Event” com enviados especiais e membros da presidência da COP29 e COP30. FOTO 2: “Reunião de empresas associadas com com Aloísio Melo, Secretário Nacional de Mudança do Clima” com Marina Freitas Grossi (CEBDS), Alessandra Fajardo (CEBDS), Daniela Mignani (CEBDS), Viviane Romeiro (CEBDS) e representantes de Alcoa, Amaggi, Anglo American, Banco do Nordeste do Brasil, CBA | Companhia Brasileira de Alumínio, ENGIE, Equinor, EY, Graça Couto, Philip Morris International, Rumo, Santander, Suzano, Telefônica Brasil e Vale. Foto 3: “Encontro de oportunidades para a sociobioeconomia” com Karina Simão (CEBDS), e representantes de Conexsus - Instituto Conexões Sustentáveis, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima MMA, Grupo Carrefour Brasil, Fundo Vale, Mercado Livre, Palladium/UK PACT (Partnering for Accelerated Climate Transitions) e Partnership for Forests (P4F). Foto 4: “Integridade e rastreabilidade: Inovação para cadeias de valor sustentáveis” com Anderson Ignácio, PMP. (CEBDS), Victoriana Leonora C. Gonzaga (Consultant Human Rights), Breno Felix (Agrotools) e Leonel Almeida (MBRF). Foto 5: “Aligning Corporate Transition Plans and Sovereign Taxonomies to Bridge the Implementation Gap” com Viviane Romeiro (CEBDS), Magali Van Coppenolle (Climate Bonds Initiative), Maria Azul Schvartzman (World Benchmarking Alliance), Joojin Kim (Solutions for Our Climate (SFOC). Foto 6: “Lançamento dos MOUs (Memorando de Entendimento) do Legado Empresarial da COP30 em parceria com a Itaúsa” com Marina Grossi (CEBDS), Carina Pimenta, (Secretária Nacional de Bioeconomia), Camille Bermenguy (Secretária de Bioeconomia do Pará), Natalia Cerri (Instituto Itaúsa), Marcelo Behar (CEBDS); Frederico Bellone (Fundação Rockfeller), Juliana Lopes (CEBDS), Alessandra Fajardo (CEBDS) e Anderson Ignacio (CEBDS).
-
Nos dias 17 e 18 de novembro, o Boletim do CEBDS destaca temas como rastreabilidade nas cadeias de commodities, ciência tropical, o Parque de Inovação e Bioeconomia da Amazônia de portas abertas para a COP30 e muito mais. Confira: Foto 1: “Navigating Human Rights in Commodity Supply Chains: a call to action” com Juliana Lopes (CEBDS). Foto 2: “Ciência tropical e Código Florestal: a contribuição única do Brasil”, com Alessandra Fajardo (CEBDS), Rodrigo C A Lima (Agroicone), Filipe Teixeira (Syngenta), Nelson Ananias Filho (CNA) e Sarita Severien (Suzano). Foto 3: Visita ao Parque de Inovação e Bioeconomia da Amazônia, com Karina Simão (CEBDS), Mariana Beloni (Vale), Fabhia Reis Carneiro (Vale) e Ana Marcela Bergamasco (Petrobras). Foto 4: “Corporate Accountability for Climate Action: From Pledges into Practice” com Viviane Romeiro (CEBDS), M. Hafijul Islam Khan (Centre for Climate Justice - Bangladesh (CCJ-B)), Gustavo ALANIS-ORTEGA (CEMDA - México), Avril De Torres (CEED), e Nikki Reisch (Center for International Environmental Law (CIEL)). Foto 5: “Business Coalitions: A Social Innovation from the Brazilian Private Sector” com Viviane Romeiro (CEBDS), Karl Vella (We Mean Business Coalition), Cristina Fernandes Garambone (ABRADEE), Juliana Silva (Motiva), Juliana de Lavor Lopes (Amaggi) e Vivian Mac Knight (Vale) Foto 6: “Setor privado do Brasil na agenda global” com Daniela Mignani(CEBDS), Vinicius Ladeira (CNT), Maruxa Cardama (SLOCAT Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport) e Mark Major (Kuehne Climate Center).
-
Marco importante: setor empresarial entrega documento unificado com soluções climáticas à Presidência da COP30 Brazil. Hoje, em Belém, demos um passo histórico. O "Brasil de Soluções", o portfólio criado pelo CEBDS para mapear projetos empresariais de impacto,se uniu às iniciativas da C.A.S.E. | Climate Action Solutions & Engagement e da SB COP30 e deu origem a um material ainda mais robusto: “Brasil: País de Soluções Climáticas para o Clima, Natureza e Pessoas”, entregue para a CEO da COP30, Ana Toni, e para a Enviada Especial do Setor Privado na Conferência, Marina Freitas Grossi. >> mais de 800 iniciativas mapeadas >> 144 projetos pré-selecionados com alto potencial de escala >> contribuições diretas de um mutirão formado para orientar prioridades da Agenda de Ação da COP30 Pela primeira vez, três grandes frentes empresariais (CEBDS, C.A.S.E. e SB COP) convergem para apresentar ao governo brasileiro uma visão integrada, prática e baseada em evidências sobre como acelerar a agenda de ação. A curadoria técnica, realizada pela Accenture, destacou três grandes eixos com potencial imediato de expansão: 🌾 Agricultura regenerativa - produtividade com restauração de solos 🔥 Biocombustíveis - energia mais limpa para indústria e transporte 🌳 Restauração florestal - recuperação de áreas degradadas com geração de renda O Brasil de Soluções nasceu para mostrar o que já funciona. Com a união ao CASE e SB COP, ele se transforma em um documento capaz de orientar políticas, atrair investimentos e impulsionar ações concretas até 2026. 🤝 Uma entrega construída por muitas mãos, agora oficialmente nas mãos da Presidência da COP30. Um marco do setor empresarial brasileiro. Um passo firme para transformar ambição em implementação. Confira a carta em: https://lnkd.in/daRyePHy.
-
-
-
-
-
+ 1
-
-
Em nosso terceiro Boletim da COP, sobre os dias 14, 15 e 16 de novembro, destacamos os avanços no financiamento climático, o Brasil ganhando impulso na criação do mercado regulado de carbono e na transição energética, publicações e debates internacionais reforçaram a importância de conservar territórios e democratizar o acesso ao financiamento verde e mais. Confira: Foto 1: “Eco Invest: Mecanismo financeiro inovador para alavancar a bioeconomia no Brasil” com Fernando Haddad (Ministério da Fazenda), João Paulo Capobianco (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima MMA), Ilan Goldfajn (BID) e Rachel Kyte (Governo do Reino Unido) Foto 2: “Ativos verdes e outras medidas efetivas de conservação como aliados na Implementação das Metas Globais de Biodiversidade e Clima” com Vanessa P. (CEBDS), Vitoria Da Riva Carvalho (Fundação Ecológica Cristalino - FEC), Carlos Eduardo Marinello (MMA), Ana Paula Pulito (CMPC), Bruno Temer (ele/he) (Michelin) e Tatiana Motta Grillo Guimarães (Reservas Votorantim). Foto 3: “Descarbonização do Agro – Caminhos para reduzir emissões e promover sustentabilidade” com Juliana Lopes (CEBDS), Mario Lopes (Citrosuco), Claudia Veiga Jardim (Syngenta), David Canassa (Reservas Votorantim), Ana Carolina Carregaro (Nestlé), Guilherme Ferraudo (Minerva Foods), Maria Belen Losada (Itaú BBA) e Matheus Munhoz (Boston Consulting Group (BCG)). Foto 4: “Finanças para o Desenvolvimento Sustentável: Novos caminhos de Investimento Verde” com Lucas Grilo (CEBDS), Jessica Rosani (B3), Esther Unzueta Dominguez (Santander), Felipe Viana (Carbonext SA.) e Roberto Schwartz (Banco da Amazônia).
-
Foram dois dias intensos na COP30, reunindo iniciativas que mostram como empresas, governo e sociedade podem acelerar a agenda climática brasileira. Investimentos verdes, bioeconomia, descarbonização do agro e integração da natureza à gestão corporativa: o CEBDS segue unindo esforços para transformar compromissos em implementação. Confira: Foto 1: Mauricio Guerra, Diretor de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Viviane Romeiro (CEBDS); Sebastião Bocalom, Prefeito de Rio Branco/AC ; Cícero Lucena, Prefeito de João Pessoa/PB; Fabrizio Pellicelli, Diretor-Presidente da AVSI BRASIL; Daniel Miranda, Relações Institucionais FNP. Foto 2: Cristina Reis, Secretária Extraordinária do Mercado de Carbono, Ministério da Fazenda; Marina Freitas Grossi, Enviada Especial para o Setor Empresarial da presidência da COP30 e Conselheira CDESS; Luiz Carlos Trabuco, Presidente do Conselho de Administração do Bradesco e Conselheiro CDESS; Laura Carvalho, Diretora da Open Society Foundations e Conselheira CDESS; Camila Gramkow, Diretora da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) – CEPAL/ONU; Olavo Noleto Alves, Secretário-Executivo do Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República. Foto 4: Felipe Albuquerque (Bayer); Alessandra Fajardo (CEBDS); Lucas L Moino (Boston Consulting Group (BCG)); Juliana de Lavor Lopes (Amaggi); Orlando Nastri (Citrosuco); Ana Carolina Carregaro (Nestlé); Claudia Veiga Jardim (Syngenta); Rodrigo Simonato (Tereos). Foto 5: Workshop “Negócios e Biodiversidade: Medindo e Reportando a Performance em Natureza – TNFD” com palestras de Vanessa P., CEBDS; Paula Peirão, United Nations Environment Programme Finance Initiative (UNEP FI); Juliana Silva, Motiva; Leticia Guimarães, Vale; e Giovanna Ferrarini Soma, Concepta Ingredients.
-
Durante o Climate Implementation Summit, o CEBDS e o WBCSD – World Business Council for Sustainable Development entregaram oficialmente a “Letter on the Future of the Action Agenda” — assinada por Peter Bakker, presidente e CEO do WBCSD, e Marina Grossi, presidente do CEBDS e enviada especial do setor privado na COP30 — aos representantes do governo brasileiro e da Presidência da COP30, Ana Toni e Dan Ioschpe. O documento reforça a importância de uma Agenda de Ação ambiciosa e integrada, capaz de conectar compromissos empresariais, políticas públicas e financiamento sustentável. Ao chegar às mãos desses dois representantes estratégicos, a carta simboliza o engajamento do setor privado global com os esforços do Brasil para fazer da COP30 uma conferência histórica — guiada pela implementação e pela colaboração entre todos os setores da sociedade. Assinam a carta: Andrew Petersen, Konca Çalkıvik, Cécile Denormandie, Germán Granda, Ph.D., Dr Indah Budiani, Shameela Soobramoney (She/Her), Mirjana Matešić, Filipa Pantaleão, Tomás Sercovich, Raoul Perez, Luis Guastini, Sergio Rengifo Caicedo, Kimmo J Lipponen, Irvin Flores, Michaela Chaloupková, Ankie Van Wersch, Micaela Rizo Patrón, Irena Pichola e Claude Griffin. English below During the Climate Implementation Summit, CEBDS and the WBCSD – World Business Council for Sustainable Development officially delivered the “Letter on the Future of the Action Agenda” — signed by Peter Bakker, President and CEO of WBCSD, and Marina Grossi, President of CEBDS and Special Envoy of the Private Sector for COP30 — to representatives of the Brazilian government and the COP30 Presidency, Ana Toni and Dan Ioschpe. The document reinforces the importance of an ambitious and integrated Action Agenda, capable of connecting corporate commitments, public policies, and sustainable finance. By reaching the hands of these two strategic representatives, the letter symbolizes the global private sector’s engagement with Brazil’s efforts to make COP30 a historic conference — driven by implementation and collaboration across all sectors of society. The letter is signed by: Andrew Petersen, Konca Çalkıvik, Cécile Denormandie, Germán Granda, Ph.D., Dr. Indah Budiani, Shameela Soobramoney (She/Her), Mirjana Matešić, Filipa Pantaleão, Tomás Sercovich, Raoul Perez, Luis Guastini, Sergio Rengifo Caicedo, Kimmo J. Lipponen, Irvin Flores, Michaela Chaloupková, Ankie Van Wersch, Micaela Rizo Patrón, Irena Pichola, and Claude Griffin. #CEBDS #WBCSD #COP30 #AgendaDeAção #Clima #Sustentabilidade #TransiçãoEconômica #AçãoPeloClima
𝗕𝘂𝘀𝗶𝗻𝗲𝘀𝘀 𝘂𝗻𝗶𝘁𝗲𝗱 𝗶𝗻 𝗱𝗿𝗶𝘃𝗶𝗻𝗴 𝗶𝗺𝗽𝗹𝗲𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻 𝗮𝘁 𝗖𝗢𝗣𝟯𝟬: as we approach COP30 in Belém, sustainable business organizations have come together to support an inclusive and results-driven Action Agenda. In a joint letter to Ministers and the Climate High-Level Champions, we are urging leaders to make the Action Agenda an engine of delivery that: • Enables effective collaboration between business and government • Focuses on closing the gaps identified in the Global Stocktake • Establishes a structured framework that provides continuity and momentum • Tracks progress annually with consistent metrics Businesses representing more than a quarter of global revenues are calling for a new phase of collaboration. A phase that enables governments and the private sector to move faster together, scaling investments and solutions that deliver real transformation. 𝗧𝗵𝗲 𝘁𝗼𝗼𝗹𝘀, 𝘁𝗲𝗰𝗵𝗻𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗲𝘀 𝗮𝗻𝗱 𝗲𝗰𝗼𝗻𝗼𝗺𝗶𝗰 𝗼𝗽𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗻𝗶𝘁𝗶𝗲𝘀 𝗮𝗿𝗲 𝗿𝗲𝗮𝗱𝘆. 𝗡𝗼𝘄 𝗶𝘀 𝘁𝗵𝗲 𝘁𝗶𝗺𝗲 𝘁𝗼 𝘀𝗰𝗮𝗹𝗲 𝘀𝗼𝗹𝘂𝘁𝗶𝗼𝗻𝘀 𝗮𝗻𝗱 𝗮𝗰𝗰𝗲𝗹𝗲𝗿𝗮𝘁𝗲 𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗺𝗲𝗻𝘁. Together we can #ClosetheGap. Read the full letter: https://lnkd.in/eugzpHZR #COP30 #ActionAgendaSolutions #MutirãoCOP30 #BusinessAction #Implementation #WBCSDCOP30 #CEBDSnaCOP
-
Os dois primeiros dias da COP 30 foram marcados por lançamentos e discussões estratégicas que destacaram a atuação do setor empresarial para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. Confira: Foto 1: "Brazil's COP30 Catalyst" com Luis Mosquera (Siemens), Viviane Romeiro (CEBDS), Thaís Jesinski Batista (CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais) e Gabriella Dorlhiac (ICC Brasil). Foto 2: "Descarbonização do Agro – Caminhos para reduzir emissões e promover sustentabilidade" com Pierre Santoul (Tereos), Marcelo A. Boechat Morandi (Embrapa), Juliana de Lavor Lopes (Amaggi), Felipe Albuquerque (Bayer) e Matheus Munhoz (Boston Consulting Group (BCG)). Foto 5: María Mendiluce e Marina Freitas Grossi lideraram encontro da iniciativa Women Leading on Climate. Foto 6: "Financiamento com Justiça, Liderando a Transição Justa" com Daniela Mignani, Maria Netto (Instituto Clima e Sociedade (iCS)), Josiana Ferreira, Sebrae Pernambuco e Velma Gregório (Ogui). Foto 7: Lançamento do Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica com Juliana Lopes (CEBDS), Luana Siewert Pretto (Instituto Trata Brasil), Larissa Rego (ANA), Luiz Gustavo Talarico (Ambev) e Sarita Severien (Suzano). Foto 8: "Como tornar o setor de transportes um contribuidor ativo para a redução de emissões brasileiras" com Miguel Setas (Motiva), Vander Costa (CNT), Fabio Luiz Guido (Itaú Unibanco), Bruno Temer (ele/he) (Michelin) e Daniela Mignani (CEBDS). Continua na legenda 👇
-
O CEBDS está em busca de uma consultoria ou consultores em Fundraising, para estruturar e liderar a estratégia de captação de recursos filantrópicos, fortalecendo a sustentabilidade financeira e o impacto de longo prazo da organização. As propostas, acompanhadas dos respectivos orçamentos, devem ser enviadas até o dia 5 de dezembro de 2026. Inscreva-se e confira todas as informações no link abaixo: https://lnkd.in/dc89Riu4.
-